Ter anúncios reprovados no Facebook ou Instagram é bem comum, infelizmente. O Facebook Ads é bem criterioso com o que será vinculado a campanha e consequentemente, a plataforma. Nem sempre os motivos ficam explícitos e o melhor a fazer nesses casos, para que não haja repetição é conhecer e evitar os causadores disso. Neste artigo, você saberá o por que os anúncios são reprovados, como resolver e evitar novas recusas. Confira!
Por que os anúncios são reprovados no Facebook Ads?
O sistema de anúncios da META procura violações das politicas descritas em seus padrões de publicidade antes de efetivar um vinculo no anúncio. Esse tipo de analise pode incluir diversos formatos: vídeos, imagens, textos e até mesmo páginas de destino ou site.
Normalmente, em média são até 24 horas para que a analise de seu anúncio seja realizada antes que a publicação aconteça. Se o anúncio for aprovado, a veiculação dos anúncios começa imediatamente, já ao contrário… você receberá um e-mail do próprio Facebook no e-mail sobre a reprovação. Agora, apresentaremos alguns motivos que acabam por reprovar os anúncios.
- Violação de políticas de conteúdo – Frases ou imagens que sugiram promessas ou sensacionalistas, conteúdos sensíveis ou enganosos (como “Emagreça em 7 dias”) e conteúdo que envolve temas proibidos (como armas, tabaco, medicamentos não regulamentados) podem impedir que o anúncio seja publicado.
É interessante ressaltar que propagandas politicas, serviços de encontros online e jogos online podem até ser anunciados, mas algumas requisições serão realizados. -
Uso indevido de marcas registradas – Termos vinculados a direitos autorais podem gerar bloqueios, não cite nome de empresas e marcas e não utilize logos sem a devida autorização.
- Texto excessivo na imagem – Dentro da plataforma, há uma recomendação que menos de 20% da imagem do anúncio deve conter algum tipo de texto. Anúncios que não obedecerem a essa regra terão alcance reduzido ou serão reprovados.
-
Segmentação inadequada – Um direcionamento baseado em características sensíveis como raça, orientação sexual, saúde e a exclusão discriminatória de grupos partes do público -alvo trarão péssimas consequências ao anunciante.
-
Problemas com a página de destino – Páginas que não carregam corretamente, links quebrados, página destino com conteúdo enganoso ou diferente do que havia sido exibido antes e sites que oferecem uma experiência ruim para o usuário aumentarão as chances de seu anúncio ser rejeitado.
Se o seu anúncio foi reprovado, é ideal que verifique o motivo no Gerenciador de Anúncios e caso necessário, realizar uma revisão manual.
Meu anúncio foi reprovado, e agora?
Antes de se de se desesperar, siga este passo a passo e resolva esta situação:[
-
Entenda o porquê dessa recusa
Quando um anúncio não passa pela analise da META, eles enviam uma notificação especificando o motivo diretamente em seu e-mail. Com isso, acesse o Gerenciador de Anúncios e após clicar no anúncio reprovado e veja os detalhes.
-
Ajuste o conteúdo do anúncio
Depois de entendes o motivo pelo qual o anúncio não pôde ser publicado, você deve editar seu anúncio para atender às diretrizes. A depender do que foi informado, você deverá moldar o seu texto. Verifique a qualidade da página e do texto, elimine palavras que possam ter alguma conotação pejorativa e reveja tudo ao final.
-
Solicite uma nova análise
Se acredita que não houve motivo para recusa ou a mesma ocorreu por engano, você poderá solicitar uma revisão manual. Primeiro, acesse o Gerenciador de Anúncios e após seleciona-lo, solicite a revisão enviando a justificativa da solicitação.
Normalmente, o Facebook tende a retornar as solicitações em até 24 horas.
-
Crie um novo anúncio
Caso mesmo assim não tenha a aprovação que deseja, pode ser mais simples recriar a estratégia de anúncio corrigindo os problemas que foram reconhecidos. Teste novas versões de copy, imagens e até segmentações.
E como posso evitar a reprovação?
Agora que você sabe os motivos pelos quais um anúncio é reprovado e o que pode fazer para reverter as consequências da reprovação, nada mais justo do que citarmos algumas dicas sobre o que deve evitar para que esse tipo de situação não ocorra tão facilmente.
Leia as Políticas de Publicidade da Meta
Sim, o mais importante de todos e ainda há anunciantes que não leem as politicas de privacidade da plataforma antes de fazer seu anúncio.
Antes de criar de fato uma campanha, não deixe de consultar as regras para garantir que seu anúncio não esteja fora dos padrões.
Utilize ferramentas de verificação
A ferramenta do Facebook Ads tem um verificador de texto que serve para imagens também, portanto ele auxilia nas aprovações por excesso de caracteres.
Teste diferentes versões
Testar nunca é demais! Não deixe de criar vários formatos de seu anúncio com textos ou imagens diferentes para evitar bloqueios. Dessa forma, garante um plano B caso a estratégia inicial não saia como esperado.
A reprovação de um anúncio dentro do Facebook Ads vem com uma serie de questionamentos e frustrações, mas é possível realizar todas as correções necessárias e otimizar sua campanha. Não deixe de entender o porquê da recusa, edite o anúncio e solicite a revisão caso necessário. Entenda quais as restrições da empresa e utilize diferentes técnicas para evitar complicações. E, se mesmo assim ficar com dúvidas, não hesite em nos contatar pelo botão verde localizado ao topo do site!