No Marketing Digital, os leads frios (ou cold leads) se referem àquele tipo de contato que demonstraram algum tipo de interesse no que lhes foi ofertado, mas que de alguma forma perderam o engajamento com a sua marca, ou não estão prontos para comprar. Mas com uma estratégia bem realizada, podemos reverter esse estágio. Neste post, exploraremos diferentes formas de abordagem de maneira eficaz com as melhores técnicas para aumentar suas conversões!
O Que São Cold Leads?
Leads frios, ou cold leads, são basicamente clientes em potencial que ainda não demonstraram um interesse real interesse em um produto ou serviço. Em algum momento, seja por alguma inscrição na newsletter, preenchimento de formulário ou até uma visita em seu site, elas tiveram certa interação com a marca, mas não estão mais engajadas ou não demonstram um interesse eficiente.
Esses leads têm uma certa complexidade já que não respondem muito bem a estratégias mais simples como e-mails frios ou outras formas de contato, pois eles não têm um conhecimento amplo em sua empresa. Antes de você pensar em convertê-los, você primeiro precisa aquecê-los usando vários tipos de estratégias e então nutri-los. Caso eles não demonstrem nenhum interesse, é interessante reunir o máximo de informações para ter uma abordagem mais assertiva.
Com esse direcionamento, ficará cada vez mais simples deixar o caminho certeiro para uma estratégia eficiente que realmente faça sentido com o que o público está procurando. Chamamos esse processo de aquecimento de leads, o que o transformarão em leads mornos e por fim, em leads quentes (potenciais clientes que demonstraram um interesse real pelo serviço ofertado).
Como Reengajar Cold Leads?
Para reengajar Cold Leads, primeiro devemos entender os motivos pelos quais se desinteressam e assim criar abordagens personalizadas. Esse processo requer muita paciência, consistência e a utilização de técnicas certas. Não basta apenas utilizar essas novas ações, é interessante que avaliemos a eficácia das estratégias medindo seus resultados. A seguir, listaremos algumas dicas para trazer esse Cold Lead de volta, acompanhe:
-
Personalização de abordagem
O primeiro passo para reengajar um cold lead é personalizar sua abordagem. Com uma mensagem mais específica, esse lead se sentirá atraído e mostrará que você entende o histórico da pessoa com a sua empresa e que esta trazendo algo diferente e mais perto do que ela esta procurando. Mencione produtos ou serviços, envie e-mails personalizados com conteúdos ou soluções especificas para o que ele esta procurando!
Cada lead tem uma abordagem única. Adaptando a estratégia às necessidades e preferências de cada lead, fica mais fácil construir uma relação propicia a se tornar uma fidelização desse cliente. Ter uma equipe especializada, segmentar a base de leads ou acompanhar as métricas mais de perto poderão ajudar também a entender a relação do consumidor com a marca.
-
Segmentação e Automação de E-mails
Uma das maneiras mais eficientes de trabalhar com cold leads é a automação de e-mails com base na segmentação do público e seus interesses. Criando essa sequência, poderá segmentar os leads por origem ou outros critérios e nutrir o relacionamento com eles conforme o passar dos dias. Algumas ferramentas de automação poderão auxiliar nesse processo com ofertas ou lembretes de produtos já vistos por eles em seu site.
Os e-mails devem ter um conteúdo atraente para o cliente, com palavras-chave, links para o blog otimizado (direcionando leads para conteúdos valiosos) e uma abordagem mais pessoal, entendendo as dores desse futuro – porque ele será convertido com as dicas que mostramos – cliente.
-
Criação de Conteúdos Relevantes
O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para nutrir leads frios, já que ele gera novos leads e os nutre para mantê-los engajados até que decidam se tornar clientes da marca. Produza artigos para blogs, e-books, vídeos, webinars ou infográficos que realmente tenham um valor para seus leads. Ter o conteúdo otimizado para o SEO, estratégia utilizada para Tráfego Orgânico, aumentará as chances de conversão.
Utilize a famosa Call to Action, ou CTA, que convidarão esse lead a dar o próximo passo para o usuário conseguir baixar um material ou entrar em contato com a equipe de vendas, deixando registrado seu interesse pela marca. O uso de palavras-chave também são essenciais no processo, já que elas estarão relacionadas aos interesses desses leads (algumas ferramentas tendem a auxiliar nessa busca).
-
Anúncios Retargeting
Os anúncios retargeting são anúncios personalizados exibidos a usuários que já visitaram seu site um dia, mas ainda não tiveram nenhuma interação em potencial. O objetivo principal é reengajar esses cold leads e incentivá-los a voltar ao site para continuar com as compras. Ele mantém sua marca visível e oferece novos motivos para o lead retornar e realizar a conversão.
Em SEO, recomendamos que os anúncios contenham palavras-chave que correspondam ao que o lead está em busca e que os anúncios conduzam esses leads a paginas de ofertas ou a uma página que oferte um produto ou serviço, fazendo essa também ser um meio envolvente te conversão.
Transformar Cold Leads em oportunidades reais de vendas exige certa combinação de estratégias de nutrição de leads, Marketing de Conteúdo e SEO. Aplicando essas técnicas e mantendo uma certa coerência e consistências, não fica tão difícil efetivar o processo de conversão e quem sabe, transformar esses potenciais clientes em, de fato, clientes com real valor agregado a marca. Se aina tiver alguma dúvida ou dificuldade, não hesite em nos contatar através do botão verde no canto superior deste site. Estamos preparados para te levar ao sucesso!