Dropshipping
Nos últimos anos, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o mercado nacional movimentou bilhões de reais e claro que devemos boa parte disso ao Dropshipping. Para entendermos quais suas reais vantagens e desvantagens, vamos relembrar um pouco sobre de que se trata.
Nesse modelo direcionado a lojas online, a ferramenta proporciona uma otimização de estoque e do processo logístico de vendas. Basicamente, ao invés de gerenciar equipes para embalar, contar produtos e envia-los aos clientes, a ferramenta faz tudo sozinha. Por mais que aparente ser uma oportunidade econômica para quem esta iniciando no mercado de comércio eletrônico, ou e-commerce, também há algumas desvantagens que devem ser mencionadas antes da adoção das técnicas prevalentes ao sistema.
Ao longo desse texto, mostraremos se vale a pena ou não adotar o mecanismo.
Vantagens
Baixo custo inicial
O que mais tende a impedir um comerciante inicial é o investimento inicial, o que com o Dropshipping é facilitado graças a não ter que investir em um estoque ou logística de vendas. Como não há necessidade de comprar produtos ou locar um espaço para mantê-los, os custos se fazem inferiores se comparados a modelos tradicionais de e-commerce.
A compra destes itens são feitas apenas após a efetivação da venda, ou seja, o risco de perda é quase que inexistente. Nada se esgota ou se perde, o que mantem sua funcionalidade nos demasiados períodos, como em épocas sazonais da qual estamos passando agora. Esse modelo é essencial para quem possui vários nichos de venda.
Variedade nos produtos
Como não há a necessidade de comprar antecipadamente para garantir estoque, a possibilidade de vender uma grande variedade de produtos se torna mais atual. É possível incluir numerosos produtos na loja sem ter preocupação quanto ao espaço e assim, testar nichos para escolher qual tem melhor retorno a sua empresa.
A depender do público-alvo, mesmo que em um nicho segmentado, pode oferecer grandes quantidades para diferentes idades ou gêneros da mesma audiência.
Escalabilidade
Caso o objetivo seja crescer rapidamente, o modelo de dropshipping é bastante escalável. Conforme a loja cresce e sua empresa recebe mais pedidos, você não precisa ter preocupações com funcionários ou espaço, é possível aumentar a escala das operações com investimento em Marketing e aprimorando o atendimento ao cliente. Dessa forma, quem cuida de todo o processo é o fornecedor.
A operação não necessita diretamente do empreendedor, o que possibilita o foco em outros setores da empresa para continuar crescendo e aprimorando técnicas.
Facilidade no começo
Por ser um sistema fácil e prático, não requer muita habilidade de inicio. Muitas plataformas oferecem ferramentas já completas para ajudar a criar a loja rapidamente e estar inserido no mercado de e-commerces sem muitas preocupações.
A execução é mais simples, além de sua fácil criação, o fornecedor é quem vai cuidar da parte operacional como embalo, transporte e entrega.
Desvantagens
Baixas Margens de Lucro
Por mais que o Dropshipping ofereça baixos custos iniciais, o fato dos produtos serem comprados individualmente ou em pequenas quantidades (diretamente do fornecedor) o preço unitário tende a ser maior do que seria em um atacado, por exemplo. Com isso, você possui baixas margens de lucro justamente por estar comprando diretamente de um fornecedor a preços mais elevados.
Talvez, se estivesse comprando mais unidades poderia negociar um preço menor pela unidade. No Dropshipping, esses descontos ou “promoções” se tornam inexistentes. Em segmentos saturados, a guerra de preço pode desbancar suas vendas.
Alta competição
Por ser acessível, o Dropshipping atrai empreendedores de todos os lugares e causa muita concorrência. Muitos empreendedores vendem os mesmos produtos, tornando difícil destacar-se sem uma estratégia de Marketing sólida e um diferencial direto, fazendo com que optem por aprimorar o atendimento ou implementar a personalização de itens e assim conseguir ser uma referência no assunto.
Sem falar nas empresas grandes de marketplaces como Pontofrio ou Amazon que tendem a dificultar o lucro de quem esta apenas iniciando no mercado.
Controle sobre Estoque e Logística
Quando não há controle sobre a quantidade de itens disponíveis, você fica a mercê de um terceiro, nesse caso, o fornecedor. Se esse em questão não for estudado com cautela antes, poderá causar problemas irreparáveis a sua reputação. Até porque, quando algo da errado o responsável a responder por isso é o lojista, não o fornecedor.
Afetando a experiência do cliente, outro lojista poderá conquista-lo.
Problemas de Qualidade e Atendimento ao Cliente
Se tratando precisamente sobre deixar mercadorias na mão de terceiros, a qualidade pode ser inconsistente e o cliente receber algo diferente do que é oferecido por você como lojista. Produtos defeituosos ou devoluções resultam em reclamações, e assim uma experiência negativa ao cliente e ao lojista.
Se esta disposto a enfrentar todos os desafios impostos e estudar bastante sobre qual sistema começara a trabalhar em conjunto, pode ter com o dropshipping uma alternativa significativa para não ter complicações com altas demandas de compra, estoques e locomoção dos itens. Entender suas limitações também faz parte da analise a ser feita antes de sua adoção.
Soluções criativas podem ser implementadas também como uma forma de solução. Se esse é um âmbito de dificuldade, pode contar com o time da Novak Ads e garantir ajuda! Estamos com você.