Nessa quarta-feira de Natal decidimos trazer um pouco mais sobre o que pode ser considerado um termo estranho. Diretamente do túnel do Papai Noel, você conhecerá algumas dicas e mais sobre a definição dos leads. Em qualquer negócio é fundamental investir em estratégias de Marketing. Partindo desse ponto, o termo Lead esta diretamente ligado a sua lucratividade. Para que possamos alcançar esse propósito, precisamos primeiro entender a que se refere.
Vamos começar por: o que são Leads?
Com tradução no literal para “protagonista”, o termo se refere a pessoas ou empresas que representam uma oportunidade de venda para o negócio. Se trata de um potencial cliente que demonstrou interesse fornecendo dados para contato, seja por nome ou e-mail em trocas de uma oferta, que pode ser um e-mail, e-book, ferramenta ou newsletter. Essa ação mostra que o lead tem interesse direto em seu negócio e iniciou um contato com sua empresa, fomentando o processo de compra.
É interessante entender que o consumidor passa por uma jornada de compra, conhecida também por jornada do cliente, até enfim chegar a escolha e compra. Assim que uma pessoa tem finalmente o primeiro contato com a marca, cria-se uma oportunidade de captação, o que se refere justamente a colocar esses clientes em potencial no que chamamos de funil de vendas. Essa que é uma representação dessa jornada, desde o primeiro contato do cliente com a empresa até sua conversão. O nome “funil” se da justamente á forma do funil, que é mais largo na parte superior e mais estreito no inferior, representando como ocorre esse filtro para converte clientes. Composto por etapas: você cria formas d atrair, qualificar, negociar e fechar a venda. O objetivo é conduzir através dessas etapas de maneira eficiente.
Um tanto quanto complexo né? Mas para simplificar, basicamente é o que falamos: o Lead nada mais é do que o interesse do usuário pelo que esta sendo anunciado. Claro que esse processo se da por inúmeras características e traz mais alguns termos consigo que podem dificultar interpretação, mas é nesse momento em que nós da Novak Ads podemos te ajudar e simplificar técnicas.
Para que haja efetividade em ações e aumento de vendas, é extremamente importante que ocorra a gestão correta desses Leads. Qualquer pessoa que tenha acesso ao site é um visitante, até porque boa parte deles normalmente busca algum tipo de informação por palavra-chave e chegam até o seu site através de meio de buscadores ou redes sociais. Entende então a importância de captar a atenção do público pela maneira correta?
“Ah, mas como posso fazer isso?” E a resposta é simples: conheça seu público. Conhecendo quem tem uma certa “pré-disposição” a comprar com você, é muito mais fácil criar esse interesse. Poderá promover conteúdos (com blogs, podcasts ou vídeos) e além disso, se relacionar com pessoas presentes no mercado.
Vale lembrar que incluir informações de contato nas páginas do site, passam credibilidade e facilitam essa interação, aumentando a probabilidade de contato por um Lead.
Deu para entender um pouquinho mais sobre o que é Lead? Calma, que temos mais algumas dicas para ajudar.
Tipos diferentes de Leads
Durante todo o ciclo de vendas, há tipos específicos que auxiliam a entender melhor essa jornada, características ou dores. Aqui, mostraremos os mais conhecidos para mostrar um pouco sobre sua influencia a jornada do cliente.
- Lead Qualificado por Marketing (MQL)
Em inglês o Marketing Qualified Lead, se trata de um dos tipos mais qualificados de leads que demonstrou interesse nos produtos ou serviços oferecidos, mas que ainda precisam de certa nutrição antes de serem encaminhados para o time de vendas. Ou seja, ainda se encontram em um estágio intermediário de vendas.
- Lead Frio (Cold Lead)
Considerado por ser aquele cliente que demonstrou certo interesse, mas ainda está no estágio inicial da jornada de compra. Ele pode ter apenas interagido ou mostrado um certo interesse, mas ainda não conhece a indústria o suficiente e requer mais informações e estratégias para conversão.
- Lead Quente (Warm Lead)
Diferente do Lead Frio, esse já demonstra mais interesse em sua oferta. Por ter mais interação, baixando conteúdos ou participando ativamente de ações, esta mais envolvido com a marca e tem mais chances de se tornar um cliente, mostrando grandes intenções de compra. Vale lembrar que mesmo interessado, ainda não esta totalmente pronto para comprar.
- Lead Qualificado por Produto (PQL)
O Product Qualified Lead ou PQL são leads que demonstraram um alto nível de interesse com base em uso ou interação com o que foi oferecido pela empresa, sejam serviços ou produtos. Por terem uma alta prioridade como leads já que são mais prováveis em conversão para clientes, normalmente são fáceis de identificar pois já tiveram algum interesse direto com a empresa.
O PQL é altamente reconhecido por justamente saber o valor do que esta interessado. Esse método determina a qualificação de leads que acredita na experimentação e aprovação do serviço oferecido como um fator decisivo para prosseguir com o processo de venda.