O Dropshipping é um modelo de e-commerce que vem ganhando bastante popularidade, principalmente entre empreendedores digitais. Nesse artigo, explicaremos melhor sobre como ele funciona e como ocorre seu gerenciamento. Continue lendo e saiba tudo o que precisa para entender e começar seu próprio negócio de dropshipping!
O que é Dropshipping?
Sendo um sistema em que a empresa atua como intermediária entre quem consome e quem fornece, não possui nenhum tipo de inventário ou lida com nenhuma das responsabilidades de envio. A loja recebe o pedido, gerencia o pagamento e o atendimento tornando todo o sistema de compra inteiramente automatizado, não precisando de uma compra ser efetuada para que haja o pagamento.
Tornou-se então uma opção popular para empreendedores que desejam começar uma loja on-line rapidamente e com poucas despesas. De uma forma dinâmica, você como empresa funciona como um intermediário entre quem fornece os itens e quem poderá compra-los, não precisará ter nenhum tipo de preocupação quanto a logística como estocar, embalar e fazer os envios de mercadorias. O objetivo é focar em atrair clientes, promover os produtos e garantir uma boa experiência de compra.
Se temos um Dropshipping, temos também um Dropshipper
Como Funciona o Processo de Dropshipping?
Há diversos fornecedores vendendo qualquer produto, poderá adicionar qualquer produto á sua loja on-line e será cada vez mais fácil adicionar mais itens em seu catalogo de vendas. É de extrema importância considerar além de valores, como podem atender as demandar e monitorar envios, não deixe de pesquisar e se conseguirá tem um tempo curto para resposta, evitando problemas de comunicação e desemprenho.
Entenda melhor sobre o passo a passo do processo de Dropshipping:
- O cliente faz uma compra no e-commerce: Assim que realizada a compra, o processo de pagamento ocorre como conhecemos bem atualmente: ele seleciona o produto paga, preenche os dados de envio, recebe uma confirmação de pagamento e aguarda a entrega.
- Recebe a confirmação e encaminham o pedido ao fornecedor: Com a confirmação da compra, não há necessidade de manter o produto em estoque. O próximo passo é repassar detalhes ao fabricante que escolheu para trabalhar. Esse processo é totalmente automatizado.
- Preparo e envio de pedido: Nesse estágio ocorre o que fisicamente seria um pouco mais complicado, o fornecedor embala o produto e o envia diretamente, inclusive é possível personalizar a embalagem e a nota fiscal. O envio acontece então com a embalagem do fornecedor mas recebe como se tivesse comprado diretamente de sua loja.
- Recebimento de produto: Com o processo de compra finalizado, o pós-venda é restrito a loja vendedora. Esclarecimento de dúvidas, defeitos, trocas ou restituição não são direcionadas ao fornecedor. O cliente recebe o produto em sua casa, conforme as informações de envio fornecidas. No geral, o tempo de entrega pode variar. A jornada do cliente dependerá da confiabilidade estabelecida com o provedor sobre o envio e qualidade do produto. Por isso, mais uma vez enfatizamos a importância de realizar uma profunda pesquisa antes de criar essa parceria.
- Processo de pós-venda: Como dito anteriormente, todo o procedimento após o recebimento é direcionado ao vendedor. Mesmo sem responsabilidade direta com o estoque ou envio, a clientela se reportará a você. Sendo assim, priorize um bom sistema de atendimento ao cliente.
O Dropshipping é o sistema mais recomendado para quem deseja começar um negócio online com baixo investimento e sem toda complexidade de gerenciamento de estoque, mas exige dedicação, pesquisa de mercado e uma boa estratégia de Marketing. É possível alcançar o sucesso que deseja se tiver uma boa equipe ao seu lado para efetivar tudo isso, não perca tempo e agende uma consultoria gratuita conosco clicando no botão verde no canto superior direito do site!