Não é novidade que a forma de consumir serviços e produtos mudou drasticamente conforme os anos, os consumidores adquiriram o hábito de ir para as redes sociais e outros ambientes para manifestar suas insatisfações ou realizações. Por isso mesmo, as técnicas e estratégias de abordagem aos clientes mudaram conforme a alta exigência do público e novas formas de atração começaram a ser consideradas.
O que Marketing de Conteúdo?
Se você deseja estar próximo a seu público-alvo e gerar uma percepção positiva na clientela, o Marketing de Conteúdo é a melhor opção. Por ser um processo do ramo de Marketing voltado na criação e distribuição de conteúdo relevante para quem segue ligado nas redes sociais, tende a promover a marca de maneira direta e eficiente.
Como introdutoriamente já dito, Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no Marketing Digital para crescer sua rede de clientes ou potenciais clientes. Se tratando de funil de vendas, processo pelo qual passa compras desde o primeiro contato até o fechamento da venda, a criação de conteúdos desempenha um papel crucial em todas as etapas, ajudando a atrair os visitantes, nutrir os leads e transformá-los em clientes.
Claro que além dos benefícios ligados ao consumo, não podemos deixar de citar o impacto que é gerado na marca. Não é nada fácil transmitir um sentimento, principalmente quando isso tudo está atrelado a dinheiro, e é nesse momento que se torna importante saber trabalhar com a segmentação do público através de personas, ótimas representações do comprador ideal, permitindo valorizar sua experiência como consumidor.
O valor de uma marca depende da percepção de quem a compra, das experiências que se vive com a empresa e do que chamará sua atenção, aflorando a sensibilidade e consequentemente, trazendo pontos de identificação. O conteúdo bem criado e desenvolvido gera relevância e ganho de autoridade. Com investimento, pesquisa, dedicação e apuração de dados, a relevância ocorre de maneira orgânica – até porque ninguém se sente à vontade ou até mesmo interessado com o que não transparece autenticidade e conexão emocional.
Contudo, para sermos experts em uma área, precisamos conhecer sua trajetória para assim, aprender com ela. Apenas estudando o passado, é possível entender sobre o presente e criar laços com a nossa cultura, criando grandes referências para nossos trabalhos. Entender as origens do marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível e mesmo que hoje não pareça ser algo tão novo para nós pela repercussão criada, o Marketing de Conteúdo traz consigo uma grande história presente há mais de 20 anos e que com certeza já teve alguma influência pessoal na sua vida ou infância.
História do Marketing de Conteúdo
Por volta da Segunda Revolução Industrial, no Século XIX, um marco grande por grandes avanços tecnológicos se predominou juntamente com o surgimento de novas indústrias, como a indústria química e a indústria bélica e também de novos meios de comunicação, como o telefone, o telégrafo e o rádio. No setor agrícola não era diferente, e com essa explosão de novidades, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”, que em português seria mais ou menos “o Sulco”, uma depressão deixada na terra pelo arado, instrumento utilizado para viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas.
Bom, com essa ousadia midiática, o compartilhamento direcionado a um público interessado foi um sucesso e prova disso é que a publicação segue em circulação até hoje e é utilizada como um grande feito já que mesmo os que não tinham tratores da marca, se interessavam e criavam a partir dali, uma confiança no que lhes era oferecido.
Não muito distante dali, a famosa marca de pneus do boneco branco, a Michelin criou o Guia Michelin, um guia turístico introduzido para que as pessoas comprassem mais carros e por fim, adquirissem mais pneus. Pensando que na França, local sede, só haviam cerca de 3 mil carros, optar por essa proposta seria uma loucura. E realmente… foi uma loucura! A 1ª edição do guia teve 35 mil cópias e teve a distribuição praticamente gratuita. Ele continha mapas, informações sobre restaurantes e dicas de como planejar viagens.
Obtiveram um significativo resultado e que hoje tem reconhecimento mundial e o melhor, por estrelas. Isso mesmo, é a publicação mais respeitada do mundo em classificação de hotéis e restaurantes de alta qualidade.
Foi o suficiente para que outras companhias relevantes começassem a adquirir a estratégia. Pouco tempo depois, a LEGO, a Shell, a Marvel e a Nestlé se tornaram algumas das empresas que adotaram o marketing de conteúdo. Em 2010, mais de 80% das marcas norte-americanas já adotavam o método.
Vocês diriam que na história do Marketing de Conteúdo, a primeira experiência vivenciada acontecera há tanto tempo? Ou melhor, em outro século?
Agora que sabemos um pouquinho mais sobre a história desse ramo que está mudando o digital e que ele teve uma grande influência do material impresso no passado, como você usaria essa nova estratégia para diferenciar a sua empresa de outras no mercado? Se precisar de uma ajuda, não perca tempo e entre em contato conosco. Trabalharemos para te levar ao sucesso!