O CRM, conhecido em português como Gestão de Relacionamento com o Cliente, vai muito além de uma plataforma ou software. Se tratando de uma das estratégias mais fundamentais em qualquer negócio, mostraremos como utilizar esse processo para incrementar seu negócio.
O que é CRM?
O conceito de CRM surgiu no início dos anos 70 e teve sua adaptação moderna por volta da década de 90 com a introdução do Sales Force Automation (SFA), oferecendo automações de tarefas repetitivas como rastreamento, gravações e gerenciamentos de pipelines. Esse é o modelo atual do qual lidamos. Imagine que em uma época onde as empresas avaliavam a satisfação dos clientes por meio de pesquisas anuais, você consiga categorizar clientes em planilhas e listas. A partir daí, começaram as aplicações de métodos estatísticos para análise e coleta de dados de clientes.
CRM, naturalmente em Inglês conhecido por Customer Relationship Management, se trata basicamente de todo processo utilizado por startups, de pequenas a grandes empresas para que seja possível o gerenciamento e análise interativa com os clientes, permitindo a otimização de rentabilidade além de aumento de vendas e personalização de campanhas para captação de novos clientes. Permite que as relações entre empresa e cliente se tornem duradouras e a experiência vivenciada seja a mais completa possível refletindo na jornada de compra.
Pode ser que em alguns casos, você escute que o conceito se trate de uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. Na era em que vivemos onde o cliente é uma prioridade e tem em mãos um celular para que opine sobre qualquer produto adquirido, se faz mais do que necessário zelar pelo relacionamento com os compradores. Esse processo hoje é tratado como experiência do cliente. Não podemos resumir as empresas em apenas vendas, mas com tantas tarefas diárias de uma companhia, é fundamental contar com soluções que adaptem facilmente esse trabalho.
Em um modelo tradicional, as informações pessoais de compradores iriam para um documento no Word ou planilhas. Com essas novas formas de gerenciamento, não corre o risco de perder elementos cruciais para o processo de vendas.
O CRM tem a capacidade de armazenar informações de clientes atuais ou que tenham potencial. Dados como nome, número de telefone, e-mail e até mesmo endereço são conservados juntamente com atividades e atividades ligadas à empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas e qualquer outro tipo de interação. Mas não, o CRM não é apenas uma lista de contatos, ele tem a capacidade de integrar dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
O que fazer com o CRM: conheça em detalhes
Já imaginou poder ter todos os dados e informações sobre consumidores de sua lista? E assim, poder identificar o melhor momento para abordar uma nova estratégia?
Não só você, mas toda a equipe poderá, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, contar com informações atualizadas sobre clientes e sua interação com a empresa.
Considerando fatores como a quantidade de dados utilizados, funcionalidades e quantas pessoas usarão os valores podem ser alterados. Alguns cobram por usuários, volume de dados armazenados ou funcionalidades, mas você ainda poderá encontrar ferramentas gratuitas. Elas entendem que nem sempre é necessário que pessoas tenham um contrato a longo prazo para entender do que se trata ou se realmente precisam desse tipo de sistema.
Com a ferramenta, você pode:
- Conectar a equipe por inteiro em qualquer dispositivo;
- Definir metas claras, possíveis de serem alcançadas;
- Simplificar tarefas manuais e repetitivas para que consiga acompanhar leads;
- Fortalecer a marca;
- Saber quais clientes compram mais e quais trazem mais retorno a empresa;
- Fornece recomendações e insights instantâneos;
- Expande e pode ser personalizado conforme o crescimento da sua empresa.
Sabemos que o CRM é resultado de grandes avanços tecnológicos, outro deles é o Cloud Computing. Essa ferramenta fornece recursos de computação a partir de uma rede segura de servidores remotos existentes na internet, de fácil acesso e manutenção ao antigo modelo utilizado para execução de softwares e plataformas.
Aqui, citamos apenas 7 de inúmeras vantagens oferecidas. Existem duas modalidades de sistemas no CRM: local e na nuvem. A diferença está na forma como poderá armazenar ou acessar os dados.
Nesse texto, pudemos apresentar todas as informações necessárias para que entenda como funcionam os CRM’s na atualidade e como pode ser extremamente proveitoso para o gerenciamento efetivo de clientes, sejam eles novos ou não. Aguardamos você em um próximo artigo, com mais conteúdos relevantes para ajudar no dia a dia de sua empresa!