Explicamos recentemente sobre o conceito de “jornada do cliente” e sua importância durante o processo de venda e pós-venda, já que a experiência reflete diretamente a importância da marca perante o mercado. Para que entendamos agora qual o impacto do Ciclo de vida do cliente dessa experiência, continue lendo o artigo!
Ciclo de vida do cliente: O que é?
Assim como citamos, a experiência do cliente é extremamente importante para o destaque de sua empresa. Para que isso ocorra é necessário a utilização de técnicas e diferentes tipos de abordagem, já que quando alguém compra algo que você esta vendendo, atender as suas especificidades podem fazer total diferença.
Antes da efetivação da venda, cada etapa desse relacionamento deve ser compreendida. O ciclo de vida se refere justamente a isso, ter utilização dos recursos humanos e financeiros para a criação de uma estratégia mais precisa e eficiente. Com o objetivo com de trazer esse cliente para a próxima fase de seu relacionamento com a empresa, ter um certo traço de seu perfil poderá incrementar nas informações necessárias para acompanhar os estágios do seu público.
Grande ferramenta de marketing, vendas e atendimento, otimizam os resultados em cada fase do relacionamento. Como qualquer outro que conheçamos deve ter inicio, meio e fim. Portanto, ela também é continua e cria certa oscilação, eles podem desistir e voltar quando quiserem. Para entender sobre esses estágios (ou ciclos) preparamos alguns tópicos, acompanhe:
Estágios do Ciclo da vida do cliente
Segmentação: Criando a persona ideal
Essa é a primeira e mais importante fase do ciclo de vida do cliente no Marketing Digital. Tem por principal característica identificar e categorizar os diferentes grupos de consumidores, criando a Persona que apresenta o perfil daquele comprador ideal. Tudo isso ocorre graças a coleta de dados embasados em comportamentos e necessidades semelhantes, é primordial que tenhamos informação como localização, dados demográficos, hábitos de compra e quais os tipos de interesse. O histórico de transações também poderá ser coletado.
Entender essas necessidades fomentam a construção de uma comunicação direta com campanhas mais precisam e consequentemente, mais chances de conversão.
Aquisição: Conversão de clientes em potencial
Após a segmentação da campanha, abrimos possibilidades para estratégias ligadas ao funil de vendas. As possibilidades são inúmeras, mas devemos concentra-las em efetividade na execução de mensagens coesas com sentido para conduzi-los a mensagem que a marca quer passar. Nessa etapa as equipes devem estar preparadas para conquistar o cliente, anúncios pagos, marketing de conteúdo, e-books, webinars ou de mídias sociais podem ser úteis a então aquisição.
A confiança e a transparência no fornecimento de informações são cruciais para trazer esse cliente mais para perto.
Rentabilização: Potencializando o valor do cliente
Aqui é o “meio do caminho” que pode valer mais do que todo o trabalho já exercido, proporcionar o grande recheio. Nessa fase, o termo LTV (lifetime value) pode ter grande significância já que ampliaremos a vida desse cliente no ciclo. Ele já conhece a marca e em alguns casos já até fez alguma compra, mas o foco é em aumentar essa quantidade, o valor e seu relacionamento com a marca a ponto de fideliza-los
A rentabilidade pode ocorrer por estratégias de up-sell (venda aumentada) ou cross-sell (venda cruzada), com a oferta de serviços bônus ou “completos”. Ou seja, o comprador poderá comprar algo “melhor” do que estava procurando. Altamente atrativo não?
Retenção: Fortificando a relação com a marca
Essa fase é fundamental para a garantia de que seus clientes retornarão ao ponto de defenderem e se tornarem consumidores efetivos. Devemos levar em consideração que sai muito mais barato obter recursos para manter esse cliente do que obter um novo, fomentando a ideia de relacionamento a longo prazo.
Não é tão difícil entender o que se faz necessário para conservar tal permanência. Proporcionar um atendimento de qualidade, estar sempre ativo e lembrando o cliente de promoções ou novidades, garantir que veja o real valor que o produto e a marca tem são estratégias utilizadas com frequência e que funcionam.
Entender o que também esta dando errado auxilia no processo de conversão e fidelização do público. Observe como vão as pesquisas de satisfação e o engajamento em redes sociais, a partir de suas conclusões terá um novo caminho para auxilio.
Recuperação: Como reconquistar clientes
Como citamos no inicio desse texto, não são todos os clientes que mantém uma relação linear com a marca, elas podem deixar de comprar e retornar assim que bem entenderem. Reconquistar esse tipo de clientela, os incentivando a comprar novamente com base em suas procuras mais assertivas ou trazendo certa sensibilização com a falta, poderá traze-los de volta ao funil de vendas.
Mesmo nessa fase onde tudo parece estar perdido, o acompanhamento auxiliará na criação de modelos para retenções proativas.
O Ciclo de vida do cliente no Marketing Digital cria experiências valiosas e cria grandes possibilidades de conversão do cliente. Cada estágio e estratégia vão de acordo com o comportamento e carência demonstrada em cada processo, o que faz entender o porquê de sua importância. Investir nessa experiência poderá transformar seu negócio. Nós, da Novak Ads, podemos te ajudar em todo esse processo!