No artigo anterior vimos um pouco sobre como e quando deve ocorrer a utilização de uma Persona, mas afinal, você sabe a diferença entre Buyer e Brand Persona? Nesse artigo explicaremos melhor sobre as especificações de cada uma dentro do nicho do Marketing Digital.

 

O que é Brand Persona?

 Acreditamos que conforme tenha lido em nossos artigos sobre Brand Persona, tenha entendido que a mesma retrata a representação do cliente ideal para um negócio. Cada pessoa tem características únicas que são definidas por suas diferentes necessidades, estilos de vida e motivações.

Tem seus princípios voltados à empresa, da qual precisa entender as necessidades, desejos, motivações e desafios de seus clientes, e assim, poder criar estratégias pertencentes ao público estudado para conseguir direcionar esse fluxo corretamente e ter efetividade nas ações. Do ponto de vista do consumidor, os fatores que influenciam as suas razões para comprar produtos ou serviços depende de vários atributos, como a sua localização no ciclo de compra.

 Não basta apenas descobrir qual seu público-alvo, o que trará o diferencial para sua marca é a personalização. Ou seja, o que fará com que o cliente se sinta convencido, ou melhor, o que trará a sensação de pertencimento e sensibilidade. A partir daí, criam-se campanhas com mais direcionamento, aprofundadas nas necessidades e desejos dos consumidores. Sem essa “assistência”, se torna mais difícil acertar a linguagem para atingir esse público e assim, conseguir propagar a mensagem que deseja passar. Com essa identificação, a empresa consegue criar uma imagem mais forte e coesa, aumentando sua credibilidade no mercado perante a fidelização do cliente e aprimorando a eficácia na comunicação. 

 

Destaque principal: cria uma autenticidade notória para a experiência do cliente, permite a personalização do atendimento, melhorando o relacionamento com o público e pode agregar mais valor à marca.

 

O que é Buyer Persona?

 Simplificando, podemos dizer que a Buyer Persona é a junção de todas as características do seu público-alvo em um personagem, mas de uma maneira mais humanizada, sem a utilização de características comuns e com a utilização de atributos bem definidos e aprimorando as pesquisas de mercado. Reunindo dados vindos do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), de redes sociais ou outras plataformas para adequar a um único ser.

 Além do perfil socioeconômico, que basicamente envolve condições, circunstâncias, fatores sociais e econômicos, a Buyer Persona tem definidos sua profissão, dados pessoais, dificuldades até mesmo hábitos e necessidades. Com esse tipo de detalhe, fica bem mais fácil atingir de maneira mais eficiente as pessoas. O ideal é que obtenha a maior quantidade de informações para assim, conseguir ajustar melhor a mensagem que deseja passar aos clientes e obter mais chance de fidelizá-los. 

 A criação de Buyer Persona, com essa quantidade de dados informativos sobre a clientela, aumenta o número de leads e conversões. 

 

Destaque principal: proporciona uma eficácia maior para atender às demandas do cliente, permite alinhar os objetivos do consumidor com a empresa e viabiliza as plataformas de comunicação com maior poder de influência.

 

Dica

 Se está em dúvida sobre quantidade, vale lembrar que pode obter mais de uma Persona, seja ela no formato Buyer ou Brand. Claro que não ocorrerá logo de primeira análise, mas ocorrendo a aproximação necessária e palpável, pode-se investir em algo mais aprofundado, como a criação de mais Personas.

Qual devo escolher para meu ramo?

 “Entendi, mas são recursos que compartilham uma mesma função? Por que devo criar um e não o outro?”

 Primeiro devemos ter em mente que criar uma Persona não é simples e fácil. É técnica aliada a comprometimento: uma comunicação totalmente alinhada e praticamente de “bandeja” para quem estiver disposto a entender o que tem a dizer, que tem os interesses próximos aos valores da sua empresa e que divide dos mesmos gostos de quem compra da sua marca.

 É interessante ressaltar que em qualquer forma de Marketing, a chave é obter um diálogo efetivo. Para que gere resultados, tudo depende do quão bem você conhece a sua marca e quem deseja atingir.  A Buyer persona e a Brand persona cumprem muito bem este papel. 

 Entender as Personas é essencial para que você crie estratégias que realmente vão fazer a diferença na saúde financeira da sua empresa. O ideal para alcançar esse objetivo nesse tipo de negócio, é você contar com uma agência de Marketing Digital, para saber mais sobre como contratar uma ou quais seus benefícios, confira nosso artigo sobre Contratar uma agência ou assessoria de Marketing para cuidar das vendas do seu negócio?. 

 

Agora que você já teve dois comparativos e pôde compreender a fundo a importância da Buyer persona e da Brand persona, o profissional responsável por essa criação terá melhores condições de se relacionar com seu público, influenciando diretamente no êxito que pode obter com a estratégia a ser desenvolvida. E se quiser saber mais sobre esse mundo do Marketing, continue lendo nossos artigos! 

Inscreva-se na newsletter.

Receba conteúdo de marketing em primeira mão

Leave A Comment

Agende uma consultoria grátis.

Vamos te ajudar a alavancar seu negócio, garanta uma consultoria grátis ainda hoje. Clique abaixo:

Oportunidade por tempo limitado.